(11) 2838 1234

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM JAPONESA

Atualmente neste mundo agitado e muitas vezes nervoso, cada vez mais pessoas procuram a massagem para a descontração e o alívio das tensões acumuladas.  E um dos meios de combater ao estresse diário é procurando o Shiatsu, a famosa massagem japonesa, que vem conquistando uma quantidade cada vez maior de adeptos. 

O Shiatsu é procedimento terapêutico japonês criado no fim da era Mejii, em 1868, a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.

Algumas pessoas confundem a massagem japonesa, shiatsu, com a massagem relaxante do-in. Porém, no trajeto dos meridianos existem pontos energéticos. No do-in, que é de origem chinesa,  e apenas alguns pontos de um determinado meridiano em desequilíbrio são estimulados, já no shiatsu, cuja origem é japonesa, o meridiano inteiro recebe estímulo através do massageamento de todos os seus pontos.

Para quem ainda não conhece, hoje existe o Shiatsu Emocional, tem como parte de suas características próprias o fato de incorporar princípios reichianos (que deram origem à grande maioria das psicoterapias de abordagem corporal e mesmo a diversas teorias utilizadas pela psicanálise), o uso de óleos essenciais (não se usa no Shiatsu tradicional) e possuir uma abordagem mais calorosa de ser.

A massagem japonesa facial atua na função estética, ajudando o rejuvenescimento, minimizando rugas, pregas e sulcos na face, pescoço e colo. Atua também terapeuticamente nos distúrbios da face como:paralisia facial, AVC, distúrbio da voz,entre outros. É diferente da massagem japonesa corporal, pois a ênfase é na face e na cabeça, produzindo uma reflexologia cerebral, já que atua no sistema nervoso central.

Alguns especialistas recomendam que o Shiatsu não deve ser feito em caso de infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, entretanto, ser coadjuvante no tratamento da doença. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão contra-indicados para a gestante.

Existem também as massagens Japonesas com pedra quentes.  Aqui são usadas pedras especialmente talhadas como ferramentas ativas do terapeuta, agindo em profundidade nos tecidos e músculos do corpo, devido ao seu formato específico e adaptado para tal tipo de massagem.  As vantagens dessa massagem é que alivia o estresse, o estilo da massagem pode ser gentil e suave ou profundo e penetrante para aliviar a tensão acumulada.

E por último, um outro ritual usando no Japão, voltado para gestante saudável. Esse tratamento se baseia na prevenção de problemas estéticos ocasionados pelas alterações hormonais da gravidez: estrias, cloasmas (manchas de gravidez) e edemas causados pela má circulação nas últimas semanas de gestação. Tem como objetivo primordial aliviar dos incômodos físicos inerentes à gravidez, assim como melhorar o bem-estar psicológico, estimulando a consciência corporal. É indicada para: aliviar as dores lombares; auxiliar o retorno venoso; estimular a circulação sanguínea e linfática; regularizar a função intestinal; auxiliar a gestante em casos de insônia; auxiliar o posicionamento adequado do bebe; promover o relaxamento da gestante e diminuir a fadiga muscular.

Se você gostou de algum tipo de massagem japonesa, não se esqueça de buscar profissionais capacitados.

 

Veja também: Fim de Semana em São Paulo, Hotel 5 Estrelas em São Paulo, Hotel para fim de semana

Para mais informações

Para saber mais sobre tarifas e fazer reservas, visite o site Grand Hyatt São Paulo.


Clique aqui



Gostaria de presentear alguém com essa experiência?
Clique e Adquira um vale presentes