Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Adjetivos para falar sobre vinhos com propriedade.

    data 4 de fevereiro de 2014
    vinho grand hyatt

    Você já foi pego de surpresa naquela conversa entre amigos que entendem muito de vinho? Ou já lhe faltou vocabulário em alguma reunião importante com seu cliente apreciador desta bebida? Já apresentamos para vocês um manual completo ensinando tudo sobre a classificação dos vinhos. Chegou a hora de colocar todo este conhecimento em prática! Entender quando um vinho é considerado doce, seco ou suave é uma tarefa simples para os experts no assunto! Mas se você quer ser  um bom enólogo, você precisa falar com propriedade quando o assunto for vinho! Para te ajudar nesta tarefa, aqui vão alguns adjetivos para você impressionar e mostrar que domina o assunto!

    vinho grand hyatt

     

    “Hum, este é um belo vinho amanteigado!”

    Vinhos amanteigados são aqueles que após envelhecerem durante muitos anos em barris, acabaram passando por uma fermentação que deixa o vinho com um gosto semelhante ao de manteiga derretida. Esta é uma característica exclusiva dos vinhos brancos.

     

    “Acho que esta refeição combina com um vinho áspero.

    Sim, este adjetivo está diretamente ligado à textura do vinho. Os vinhos ásperos são aqueles cujo teor alcoólico e de acidez são elevados. Ao dar um gole em um destes vinhos, seu paladar terá uma sensação de dureza e secura. Estes vinhos são assim porque ainda não tiveram seus taninos amaciados.

     

    Vinhos aveludados são meus favoritos!”

    Esta classificação se refere aos vinhos macios e viscosos. São vinhos que possuem uma textura agradável e suave, assim como o veludo. Pode-se dizer que a percepção de quem degusta estes vinhos é oposta à proporcionada pelos vinhos ásperos.

     

    “Que delícia! Este vinho está bem equilibrado!”

    Um bom vinho equilibrado é aquele que apresenta harmonia em sua composição. Ou seja, equilibra tanino, acidez, álcool e açúcar sem que um elemento sobreponha o outro.

     

    “Sou amante dos vinhos frutados!”

    Estes vinhos são aqueles que exalam um agradável aroma de frutas. Contém nuances olfativas de uma ou mais frutas. Em geral pêssego, maçã, cassis ou cereja.

     

    “Mas que vinho generoso!”

    A generosidade neste caso se refere ao alto teor alcoólico da bebida. Vinhos generosos são vinhos licorosos e geralmente servidos como aperitivo durante refeições.

     

    “Quantos anos tem este vinho envelhecido?”

    Esta classificação de vinhos se refere àqueles que precisam passar um tempo em barris ou garrafas até amadurecerem e ficarem prontos para o consumo. São vinhos que costumam ficar guardados em média 10 anos antes de serem consumidos. Por esse motivo seus rótulos são mais caros.

     

    Vinhos terrosos me trazem boas lembranças.”

    Você já bebeu algum vinho cujo aroma ou sabor lhe remeteu no mesmo momento à terra ou algo proveniente do solo? Estes são os vinhos terrosos. Geralmente o aroma é do solo correspondente à safra do vinho.

     

    “Qual a cor daquele vinho verde?”

    A pergunta pode soar estranha, mas a palavra “verde” não faz referência à cor do vinho. Afinal, você se lembra de já ter visto algum vinho esverdeado? A classificação dos vinhos quanto a cores pode ser apenas tinto, branco ou rosé.

    Um vinho verde pode se referir a dois tipos diferentes de vinhos. Pode ser um vinho português da região dos Vinhos Verdes. Mas também pode se referir a um vinho que deve ser consumido ainda antes de amadurecer. Um tipo de vinho leve, pouco alcoólico, digestivo e bastante requisitado.

    propriedades do vinho

    Estes já são alguns bons adjetivos para você começar praticando em suas próximas reuniões. Aposte nestas expressões e surpreenda seus amigos ao falar com propriedade quando o assunto for vinho, seja em um jantar com amigos ou em um jantar romântico! Pegue sua taça e… Tim-Tim!

    Quer conhecer outros “apaixonados” por vinhos e desfrutar uma experiência única em um hotel 5 estrelas? Clique aqui para conhecer o Grand Hyatt Wine Club, evento de degustação bimestral realizado no Grand Hyatt São Paulo, imperdível!

    Informações e reservas: saogh-hostess@hyatt.com ou 55 11 2838 3207, 3208.

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: