Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Aproveite os feriados e datas especiais no Rio de Janeiro

    data 3 de julho de 2024

    Confira ideias sobre o que fazer nos próximos meses no Rio

    Com mais da metade do ano completo, os principais feriados já passaram, mas ainda há algumas datas que podem ser aproveitadas para descansar e se divertir com a família e os amigos.

    Veja quais são os feriados e datas importantes em agosto, setembro e outubro no Rio de Janeiro:

    • 11/08 (domingo) – Dia dos Pais: por mais que o Dia dos Pais não seja considerado feriado ou ponto facultativo, é uma data comemorativa muito aguardada.
    • 07/09 (sábado) – Independência do Brasil: o Dia da Independência faz parte do calendário oficial de feriados, mas cai em um final de semana em 2024.
    • 12/10 (sábado) – Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: 12 de outubro é um feriado nacional por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida, mas a homenagem às crianças também é uma comemoração relevante da data.
    • 15/10 (terça-feira) – Dia do Professor: como os professores não trabalham neste dia, as instituições de ensino público e privadas suspendem as aulas.
    • 28/10 (segunda-feira) – Dia do Funcionário Público: mesmo que não seja feriado nacional, estados e municípios dão ponto facultativo a funcionários públicos e suspendem o atendimento em repartições públicas que não sejam essenciais. Dependendo do dia da semana, é comum que os pontos facultativos sejam antecipados ou adiados para datas mais convenientes e que ofereçam folgas mais longas. Como em 2024 o dia cai em uma segunda-feira, espera-se que a data seja mantida.

    Em outubro, entre os dias 12 e 15, também há a chamada Semana do Saco Cheio, que foi criada em 1982 por estudantes que precisavam de um tempo para descansar. Neste período, são aproveitados o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia do Professor para se criar uma grande emenda.

    A Semana do Saco Cheio não é um evento oficial e nem aderida por todos os docentes, alunos e instituições de ensino, mas vem ganhando popularidade nos últimos tempos e se tornou uma boa oportunidade para fazer coisas novas e turistar por aí.

    Agora que você sabe quais são os próximos feriados no Rio de Janeiro, veja a seguir uma lista do que fazer para curtir esses dias livres!

    Museu do Amanhã

    O Museu do Amanhã é um dos museus mais importantes e visitados do país. Em pouco tempo, também entrou para a lista de pontos turísticos do Rio.

    Com inauguração em dezembro de 2015, conquistou o impressionante marco de 6 milhões de visitantes em novembro de 2023, de acordo com O Globo. No mesmo ano, foram mais de 600 mil visitas em apenas oito meses (de janeiro a agosto).

    Existem alguns motivos para tanto sucesso. Além da belíssima arquitetura com ares futuristas, o local se autodeclara um museu de ciências diferentes, apresentando um ambiente de ideias, explorações e questões sobre o planeta, a vida, a humanidade e as mudanças constantes que abraçam todos esses elementos.

    Com um grande enfoque em conscientização ambiental, o Museu do Amanhã conta com exibições modernas, tecnológicas, imersivas e interativas. Dentro da Exposição Principal, há narrativas diferentes em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Ao todo, são 40 experiências disponíveis em três línguas (português, inglês e espanhol).

    Como extensões da Exposição Principal, a IRIS+ usa dados das ONU (Organização das Nações Unidas) para falar sobre degradação ambiental e justiça social, enquanto a Baías de Todos Nós trata sobre aspectos de biodiversidade, economia e saneamento básico em diferentes baías pelo mundo.

    Assim, conhecer o Museu do Amanhã é quase obrigatório para quem viaja para a cidade. É o jeito certo de aproveitar um feriado no Rio de Janeiro com muita cultura e conhecimento!

    • Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (inclusive feriados)
    • Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
    • Mais informações e ingressos no site oficial

    Parque Nacional da Tijuca

    O Parque Nacional da Tijuca recebe mais de três milhões de pessoas por ano, ganhando o título de parque nacional mais popular do Brasil.

    As atividades são diversas, incluindo corrida, caminhada, rapel, skate, ciclismo, voo livre, escalada, banho de cachoeira, observação de aves, piqueniques e churrascos. A entrada é gratuita para todas as áreas do parque, exceto ao Corcovado.

    Com uma extensão superior a 33 km², tem acesso pelas zonas norte, sul e oeste do Rio. Por causa do tamanho, o parque é dividido em três setores, cada um com locais e atividades diferentes:

    1. Serra da Carioca: Corcovado, Mirante da Lagoa, Rio Cabeça, Parque Lage, Cachoeira Parque Lage, Cachoeira dos Primatas, Paineiras, etc.
    2. Floresta: Vista do Almirante, Pico da Tijuca, Lago das Fadas, Cachoeira das Almas, Jequitibá do Marc Ferrez, etc.
    3. Pedra Bonita e Gávea: Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Agulhinha da Gávea.

    O Parque Nacional da Tijuca funciona, todos os dias, das 8h às 17h. Como o acesso de cada setor fica em áreas diferentes, os endereços variam. Saiba mais no site oficial.

    Grand Hyatt Rio de Janeiro

    Outra maneira de passar um ótimo feriado no Rio de Janeiro é se hospedando no Grand Hyatt Rio de Janeiro, o único resort urbano da Barra da Tijuca.

    Além das opções confortáveis e luxuosas de quartos e suítes, o hotel conta com piscina, serviço de praia, restaurantes, spa, academia, espaço kids e programação exclusiva de atividades.

    Com localização privilegiada, fica próximo às maiores atrações da Barra e tem fácil acesso à Copacabana, Ipanema, Lapa, Centro, entre outros pontos turísticos.

    Em outubro, no Dia do Professor (12/10) e na Semana do Saco Cheio (12 a 15/10), os hóspedes curtem uma tarifa especial com 10% de desconto nas reservas e café da manhã incluso nas diárias!

    Corra para garantir o seu lugar e faça sua reserva agora!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: