Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Novelas que tiveram o bairro da Barra da Tijuca como cenário

    data 3 de dezembro de 2019
    Bairro da Barra da Tijuca

    Além de abrigar as melhores histórias da vida real, o bairro é um dos locais mais procurados por quem se dedica à arte de produzir conteúdo audiovisual

    Que o Rio de Janeiro continua lindo a gente já sabe.  A cidade mais charmosa do Brasil é contemplada por tantas atrações que é difícil não se encantar por cada detalhe.

    A Cidade Maravilhosa conta com as mais belas paisagens naturais, construções sofisticadas e grandes polos culturais. Além disso, ela se destaca pela grande presença de celebridades que circulam pelos principais bairros.

    Tudo isso nos coloca diante de um contexto que reúne magia, realidade e ficção. Isso é ainda mais potencial quando estamos na Barra da Tijuca, um dos bairros mais sofisticados da zona oeste da cidade que é cenário de grandes novelas.

    Se você é noveleiro de plantão, vale a pena relembrar quais foram as principais tramas que ficaram ainda mais especiais porque tiveram a Barra da Tijuca como elemento narrativo. Confira!

    Fina Estampa

    O caráter e a aparência são as temáticas centrais dessa novela que foi exibida pela Rede Globo nos anos de 2011 e 2012. A trama se desenrola ao redor de Tereza Cristina de Velmont (Christiane Torloni) e Griselda Pereira (Lília Cabral).

    As mulheres, fortes e determinadas, moravam com os filhos no bairro da Barra da Tijuca e apresentavam experiências muito parecidas, porém, com valores completamente distintos. O que era prioridade para uma, era supérfluo para outra.

    O bairro carioca concentrava todos os núcleos da novela. Mais do que cenário, a Barra foi o verdadeiro elo entre os personagens. Uma curiosidade é que o autor Aguinaldo Silva utilizou os nomes reais das regiões do bairro.

    Griselda e sua família se instalaram no Quebra-Mar, região conhecida por abrigar a primeira área construída do bairro. A residência dos Pereira estava localizada no Canal de Marapendi. Os moradores da trama foram contemplados com uma linda vista da paisagem natural.

    No Jardim Oceânico estavam os prédios onde moravam as famílias de Vilma (Arlete Salles) e de Juan Guilherme (Carlos Casagrande). Toda movimentação da novela ocorreu na principal rua da área: a Olegário Maciel.

    No quarteirão da Igreja São Francisco de Paula, estavam o bar Tupinambar, do português Guaracy (Paulo Rocha), a oficina Fashion Moto e a casa lotérica, onde Griselda apostava diariamente.

    A exuberância da praia não poderia ficar de fora de Fina Estampa. O Quiosque de Álvaro (Wolf Maya) ficava bem perto do badalado quiosque do falecido esportista Pepê.

    É nesse local que estava a rede de futevôlei de Ferdinand (Carlos Machado) e onde a surfista Nanda (Luma Costa) guardava seu material de kitesurf. Cada detalhe do elemento cenográfico foi explorado para mostrar o estilo de vida  descontraído e ao livre do qual desfruta o morador da Barra da Tijuca.

    Bairro da Barra da Tijuca

    Salve Jorge

    A trama das 21h  foi exibida pela Globo nos anos de 2012 e 2013 e escrita por Glória Perez. Ela foi inspirada em casos reais de mulheres traficadas para dar vida às personagens Morena (Nanda Costa) e Jéssica (Carolina Dieckmann).

    A narrativa se desenrola na Capadócia, Istambul e Rio de Janeiro. Na cidade brasileira, o bairro da Barra da Tijuca foi cenário de diversas cenas importantes e emblemáticas.

    Uma das cenas foi aquela em que a advogada Helô, interpretada por Giovanna Antonelli, anda pelo calçadão da Praia da Barra. Ela também gravou cenas dirigindo pelo bairro e conversando com Aisha, personagem de Dani Moreno, na orla.

    Quem também marcou presença na Barra da Tijuca foi a personagem Lívia Marino, interpretada por Cláudia Raia. A vilã da novela, que fazia de tudo para conseguir o que ambicionava, se envolveu no trabalho de tráfico de pessoas para sustentar seus luxos.

    Não é a toa que suas principais aparições na Barra são nos espaços que contam com riqueza, ostentação e poder. Uma das cenas gravadas revelam ela saindo de um hotel sofisticado. Na ocasião, ela usava bobes na cabeça, salto alto e vestido requintado.

    Em família

    Novela "Em Família" se passa no bairro da Barra da Tijuca

    Escrita por Manoel Carlos, a novela foi exibida no horário das 21h entre 2013 e 2014. A cidade de Pirenópolis, em Goiás, foi o cenário de uma das fases da trama, que também se passou na Áustria e no Rio de Janeiro.

    O bairro da Barra da Tijuca foi escolhida para receber uma das personagens importantes da novela: Luiza, interpretada por Bruna Marquezine. A Filha de Helena (Julia Lemmertz) e Virgílio (Humberto Martins) era uma jovem ousada e que amava a liberdade.

    Depois de vivenciar experiências conflitantes, que passam por separações, morte de seu noivo no dia do seu casamento, viagem para outro país e retorno ao Brasil, a cena final da personagem foi caminhando pela areia da Praia da Barra.

    O cenário foi escolhido para enfatizar o espírito de liberdade pelo qual Luiza tanto almejava. A Barra serviu como elemento que devolveu a esperança e a leveza da personagem, fortalecendo a ideia de que uma nova vida começava.

    Um bairro, muitas histórias

    Além dessas, o bairro da Barra da Tijuca foi escolhido para fazer parte de grandes narrativas audiovisuais. Filmes, documentários, séries e videoclipes são gravados com frequência em uma das regiões mais bonitas e sofisticadas da Cidade Maravilhosa.

    Claro que as histórias da vida real também podem ser escritas ali. Quando for ao Rio de Janeiro, hospede-se na Barra e escreva você também um capítulo cheio de aventuras, descobertas e alegrias.

     

        Resort na Barra da Tijuca

    Resort na Barra da Tijuca

    Oferecemos serviços exclusivos, atividades de lazer com passeios e dia na praia, além de apartamentos sofisticados que fazem desse Resort Urbano um motivo a mais para se apaixonar pela cidade. Conheça e surpreenda-se com a área mais privilegiada da Barra da Tijuca.

        Faça sua reserva!

    .cta-box{display:table;text-align:left;margin:25px 0;padding:20px 0;border-top:1px solid #ddd;border-bottom:1px solid #ddd}.cta-box img{height:auto;float:left;display:table-cell;margin-right:19px}.cta-box a .description-signature{color: #666;} .cta-box .btn-signature{-moz-box-shadow:none;-webkit-box-shadow:none;box-shadow:none;padding:12px 25px}

     

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: