Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Você sabe a origem da palavra “omakase” em japonês?

    data 14 de outubro de 2021
    mãos de um sushiman preparando pratos como omakase

    Entenda o significado da palavra que define uma das experiências culinárias mais únicas da gastronomia mundial

    Dizem que esta é uma das experiências mais surpreendentes e encantadoras quando o assunto é gastronomia.

    No omakase, ao deixar que o chef escolha quais pratos serão degustados, um apreciador nato da culinária japonesa embarca em uma viagem inigualável de momentos que podem expressar muito mais do que apenas comer.

    Significado de omakase

    A palavra omakase (お任せ) vem do verbo confiar – em japonês, “makaseru” (任せる). No sentido da palavra, dentro do contexto gastronômico, significa, literalmente, “entrego ao chef”, mas há quem também interprete como “deixo em suas mãos” ou “deixo por sua conta”. 

    De qualquer forma, a noção é a mesma: o frequentador de um restaurante deixa com que o chef responsável escolha todos os itens que irá consumir.

    A escolha do chef é baseada nos ingredientes disponíveis no momento, sempre em um senso de sazonalidade e, a menos que o cliente tenha algum tipo de restrição alimentar, nada é recusado.

    Claro que existe a possibilidade da pessoa não gostar do que for selecionado, mas até isso é importante para o momento, já que evidencia ainda mais seu estilo de paladar, trazendo uma espécie de norte ao chef.

    Baseado nessas reações, ele terá uma ideia maior do que será ou não apreciado.

    O segredo é embarcar na aventura com a mente aberta e com plena disposição para experimentar novos sabores.

    Um palato mais limitado e sem entusiasmo para coisas diferentes deve ficar no tradicional okonomi (お好み), que é quando escolhe-se o que vai comer.

    Por ser um costume relacionado à alta gastronomia e à genuinidade cultural, é pouco provável que você encontre o omakase em redes populares de comida japonesa.

    Além disso, sushis – os de verdade, com ingredientes frescos e técnicas clássicas, sem inclinações de fast food – não costumam ser baratos, então é natural que nem todos os estabelecimentos de culinária japonesa ofereçam essa modalidade.

    No Brasil, especificamente, é comum encontrar a opção como menu degustação. Isso torna o valor mais atrativo e mantém uma estrutura mais compreensível para o público ocidental.

    E não se esqueça da pronúncia correta: omakassê.

    Omakase Zen

    Chef do Omakase Zen no Grand Hyatt Rio de Janeiro

    O Omakase Zen é um menu degustação de 5 tempos do Shiso, o restaurante japonês do Grand Hyatt Rio de Janeiro.

    Com ingredientes de altíssima qualidade e de acordo com as melhores opções do dia, o nosso omakase especial é composto por:

    Otoshi – couvert do dia

    Sashimi Moriawase – peixes variados servidos sobre uma pedra de Sal do Himalaya

    Sushis – sushis variados

    Robatayaki – grelhado na brasa acompanhado de sopa de missô e gohan (arroz japonês)

    Sobremesa – à escolha do chef pâtisserie

    A criatividade e skills da chef Miriam Moriyama, a única sushiwoman do Rio de Janeiro, transformam o momento em algo completamente ímpar, imprimindo intensidade, elegância e uma explosão de sabores à experiência.

    Tudo se torna ainda mais agradável com a harmonização de sakês e o ambiente aconchegante do restaurante. E falando no Shiso, nós temos muito orgulho em destacar suas conquistas.

    Além de já ter ganhado o prêmio Cinco Garfinhos do Rio Gastronomia duas vezes! E ter sido eleito como um dos melhores lugares de comida japonesa da cidade pela Veja Rio Comer & Beber 2020, também já foi reconhecido pelo ilustre Guia Michelin.

    E agora, sabendo o que é omakase, só falta experimentar. Visite o premiado restaurante Shiso e aproveite o saboroso Omakase Zen!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: