Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE:


    Papo de Cozinha – Homemade pancakes: panquecas para um café da manhã americano

    data 1 de junho de 2011

    Um dos maiores ícones do café da manhã americano são as panquecas – pancakes, que na tradução literal significa “bolinhos de panela” ou “bolinhos de frigideira”.  Sempre que vou aos Estados Unidos, trago uma ou duas caixas daquele mix pronto: é só adicionar água e fica uma delícia, não tem erro.  Mas certas marcas são difícieis de encontrar no Brasil, então trazer as caixas tem o inconveniente do peso na mala (uma caixa pesa um quilo),  além de ter validade e o cuidado para armazenar depois de aberto.

    Então, depois de anos fazendo isso,  resolvi deixar a preguiça de lado e testar a receita original da minha amiga americana Ginger Hagen, que parecia facílima (e por isso mesmo, eu desconfiava que não poderia ficar tão boa).   Para surpresa geral , as panquecas ficam iguaizinhas às da caixinha, lindas, saborosas e fofinhas.   Hmmmm….  Para facilitar, fotografei o passo a passo da receita para você também fazer em casa:

    Ingredientes:

    • 1 xícara de chá de farinha de trigo
    • 1 colher de sopa de açúcar
    • 2 colheres de chá de fermento em pó
    • ¼ colher de chá de sal
    • 1 ovo batido
    • 1 xícara de chá de leite ( usei o semi-desnatado)
    • 2 colheres de sopa de manteiga

    Modo de preparo:

    1. Em um recipiente, misture a farinha, açúcar, fermento e sal.  Faça um buraco no meio, reserve

      Arquivo Particular
      Arquivo Particular
    2. Em outro recipiente, combine o ovo, leite e manteiga ( eu derreti a menteiga no microondas).  Adicione essa mistura de uma vez só ao recipiente com a farinha.  Mexa até misturar bem ( a massa vai ficar meio grossinha)

      Arquivo Particular
      Arquivo Particular
    3. Com uma concha média, “pour” a massa em uma frigideira antiaderente aquecida, e levemente untada.  Cozinhe a massa em fogo médio até que a superfície fique com bolhas e as bordas estejam levemente cozidas. Vire a panqueca com uma espátula e cozinhe do outro lado até ficar dourada.  Sirva quente.
      Arquivo Particular
      Arquivo Particular

      Arquivo Particular
      Arquivo Particular
    4. Para servir todas juntas e manter a temperatura, vá fazendo uma pilha com as panquecas à medida que você as retira do fogo.  Caso tenha um grill antiaderente quadrado, você pode assar várias de uma só vez ( deixe espaço entre elas para expandirem durante o cozimento)
    5. A receita rende mais ou menos 8 a 12 panquecas de tamanho médio (uns 12cm de diâmetro)

      Arquivo Particular
      Arquivo Particular

    Dicas:

    • A primeira sempre sai meio feia, então não desista!
    • Você pode substituir a farinha de trigo por farinha integral e o açúcar tradicional por açúcar mascavo se quiser fazer uma versão integral (não testei, tá?)
    • Para servir,  você pode utilizar só a manteiga, seu “syrup” favorito, mel, geléia ou até mesmo pedacinhos de frutas e calda como de morango. É só deixar a criatividade tomar conta!
    Arquivo Particular
    Arquivo Particular

    Testou em casa?  Conte para nós como ficou!

    Fonte: Colaboração Karina Faber – Grand Hyatt São Paulo

      • QUERO RECEBER OfertaS especiaIS NO MEU e-mail SOBRE: