Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Quais são as tradições de páscoa ao redor do mundo?

    data 11 de março de 2025
    tradições de páscoa

    Conheça os costumes pascais mais curiosos mundo afora!

    A Páscoa é uma das datas mais amadas do Brasil, seja pelos deliciosos ovos de chocolate ou pelo chamariz afetivo, que incentiva as famílias a se reunirem para comemorar o dia.

    É interessante pontuar que, embora seja uma das celebrações mais importantes do país, não faz parte do calendário oficial de feriados. O domingo de Páscoa, portanto, é apenas uma data comemorativa.

    De origem cristã, a data homenageia a ressurreição de Jesus. Isso significa que lugares que não têm o cristianismo como religião principal não costumam comemorar a Páscoa, como é o caso de países asiáticos, por exemplo.

    No ocidente, a festa é garantida, mas existem diferentes tradições de Páscoa ao redor do mundo. Saiba mais a seguir!

    Estados Unidos

    A pintura e a caça aos ovos vistas nos filmes são tradições de Páscoa muito populares nos Estados Unidos, especialmente entre as crianças.

    Na Casa Branca, os jardins presidenciais se tornam o palco principal para o Egg Roll, uma espécie de corrida em que ovos de galinha são empurrados pelo chão com a ajuda de uma colher comprida.

    Essa brincadeira foi criada no Reino Unido, mas se tornou quase um ritual dos presidentes norte-americanos desde 1878, durante o mandato de Rutherford B. Hayes. Até hoje, a primeira-dama é a principal organizadora do evento – que acontece toda segunda-feira após a Páscoa.

    França

    O prato oficial da Páscoa na França é a carne de cordeiro, enquanto a sobremesa mais popular é o Lamelas de Pâques, um bolo com formato de cordeiro e cobertura de açúcar. O simbolismo, é claro, tem relação com a imagem de Cristo.

    Já na pequena cidade de Haux, no sudoeste do país, o costume local é o preparo de uma omelete gigante feita com 15 mil ovos, cebola, alho e bacon. O preparo acontece na praça principal, onde moradores e turistas podem saborear o prato.

    Dizem que a tradição nasceu quando Napoleão Bonaparte passou alguns dias em Haux. Ele teria gostado tanto das receitas com ovos que pediu para que uma omelete gigante fosse feita para seus soldados.

    Escandinávia

    Na região da Escandinávia, a tradição de Páscoa é semelhante ao Halloween. As crianças se vestem como bruxas – com direito a chapéus pontudos, caldeirões e vassouras – e batem nas casas em busca de doces. Em troca, os adultos recebem desenhos ou ramos de salgueiro enfeitados.

    A prática nasceu com lendas suecas que diziam que bruxas assombravam Blåkulla, uma ilha mitológica nórdica, logo antes da Páscoa.

    Para garantir que elas não voltassem, as pessoas começaram a criar grandes fogueiras nas ruas durante o domingo de Páscoa.

    Polônia

    Na segunda-feira após a Páscoa, a tradição polonesa é uma guerra de água.  Conhecida como Segunda-Feira Molhada (Smigus Dyngus), os meninos molham as meninas primeiro. Na terça, é a vez delas se vingarem. 

    Ao que tudo indica, a tradição tem relação com o batismo do Príncipe Mieszko I, em 966 d.C. Foi exatamente esse evento que introduziu o cristianismo na Polônia.

    Noruega

    Påskekrim significa “crime de Páscoa” em norueguês, mas esse é o nome para o consumo de histórias de investigação durante a Páscoa na Noruega.

    A prática começou há um século, quando dois autores noruegueses, a fim de divulgarem um romance policial, publicaram no jornal que um trem na cidade de Bergem havia sido saqueado. 

    As pessoas acreditaram e uma grande comoção tomou conta do país. Após o sucesso do livro, as editoras passaram a investir no lançamento de livros com histórias de crimes durante a Páscoa. Na Noruega, o feriado é bem longo (de quinta a segunda), o que permite mais tempo para a leitura.

    Atualmente, além dos livros, os noruegueses também se divertem na Páscoa com filmes, séries e podcasts com temática de investigação e true crime.

    México

    Por ser um país com forte crença católica, a tradição de Páscoa no México é semelhante a do Brasil, seguindo o calendário da Semana Santa.

    Os mexicanos celebram a data comparecendo a missas, rezando, jejuando e pedindo perdão por suas ofensas. No Domingo de Ramos, é comum que as igrejas sejam decoradas com folhas de palmeira, em referência ao caminho de palmeiras que Jesus percorreu ao entrar em Jerusalém em cima de um burro.

    A Ilha Cozumel, no Golfo do México, organiza grandes festivais de Páscoa que se estendem por vários dias. As ruas ficam enfeitadas, as pessoas usam fantasias coloridas e a festa na frente do mar dura até de madrugada.

    Tradições de Páscoa no Brasil

    Presentear entes queridos com ovos de chocolate e comer bacalhau no domingo são as principais tradições de Páscoa no Brasil, mas os costumes variam de acordo com a região.

    No Paraná, por exemplo, descendentes de ucranianos preparam as pêssankas (ovos decorados à mão) e a paska, um pão tradicional que deve ser abençoado pelo padre na missa de domingo.

    O estado de Goiás, no Centro-Oeste do país, recebe a Procissão do Fogaréu, uma marcha de origem espanhola que relembra a perseguição de Jesus pelos soldados romanos. No Norte, a Procissão do Senhor morto emociona por onde passa. Já os pratos pascais nordestinos são o quibebe (purê de jerimum) e o arroz e o feijão de coco.

    Em São Paulo, a Páscoa é marcada por diversas tradições, que misturam religiosidade, cultura e gastronomia. Uma delas é a Malhação de Judas, realizada no Sábado de Aleluia, um dia após a Sexta-feira Santa. Nessa tradição, um boneco de pano representando Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus, é confeccionado e, em seguida, “malhado”. O ritual simboliza a punição pela traição e convida à reflexão sobre suas consequências.

    Além disso, o feriado é celebrado com pratos típicos, como a tradicional bacalhoada no domingo de Páscoa e a colomba pascal, um pão doce de origem italiana. Para as crianças, a caça aos ovos de Páscoa é um dos momentos mais esperados, tornando a data ainda mais especial e lúdica, ao representar a entrega dos ovos pelo Coelhinho da Páscoa.

    Páscoa no Grand Hyatt São Paulo

    Comemore a época mais gostosa do ano com a gente!

    O Grand Hyatt São Paulo preparou um dia especial para celebrar a Páscoa, com um cardápio delicioso, mesa de sobremesas e ovos de chocolate, brincadeiras temáticas para a criançada e muito mais!

    Confira mais informações e faça sua reserva agora!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: