Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Quais são os tipos de eventos corporativos e como usá-los para impulsionar o network da sua empresa?

    data 13 de março de 2025
    quais são os tipos de eventos corporativos

    Congressos, workshops e treinamentos são ótimos eventos para trabalhar o networking

    Eventos corporativos são ótimas oportunidades para estabelecer espaço no mercado, mostrar expertise, reunir nomes importantes de determinada área de atuação, marcar presença em veículos midiáticos, reter clientes, conquistar um novo público, fazer networking e aumentar os lucros.

    A interação com parceiros, clientes e clientes em potencial é de grande importância para mostrar que a empresa é autoridade em seu setor. Também ajuda, de forma dinâmica e humanizada, a apresentar produtos, serviços e políticas de trabalho.

    Um evento bem-sucedido deve cumprir seus objetivos de negócio, mas também garantir que os participantes tenham uma boa experiência. Isso inclui local, acessibilidade, conforto, organização, bom funcionamento de dispositivos multimídia, clareza de informações, cardápio, etc.

    Conheça os principais tipos de eventos corporativos e veja qual é o mais adequado para a sua empresa!

    Congresso

    Os congressos são eventos de grande porte que acontecem ao longo de vários dias. O objetivo é reunir players importantes do mercado para apresentar resultados, novidades e projeções do setor.

    A programação inclui atividades diferentes, como palestras, debates, mesas redondas, ativações interativas, etc.

    Dependendo do organizador responsável, tema e integrantes, o congresso pode ser regional, nacional ou internacional. Assim, pessoas de outras cidades, estados ou países não apenas podem comparecer, mas também exercer funções importantes no evento corporativo – como de palestrante ou patrocinador, por exemplo.

    Os vários dias de duração do congresso, bem como o ambiente que permite a troca de ideais cara a cara, possibilita um networking mais natural e aprofundado para todos os participantes.

    Coffee break

    O coffee break é a “pausa para o café”, e serve como um momento de descanso entre compromissos profissionais.

    Suponhamos que você tenha reunido todos os seus parceiros de negócio para uma reunião semestral que dura o dia todo. O objetivo é apresentar números e discutir estratégias para os próximos meses.

    Considerando o teor do evento, as informações podem pesar e tornar as coisas mais cansativas do que deveriam ser. Para quebrar a seriedade e oferecer um respiro a todos os envolvidos, o coffee break é a pedida certa.

    É normal que o cardápio servido seja de café da tarde, com sanduíches, bolos, cafés e frutas, mas é claro que cada organizador pode escolher seu próprio menu. A dica é lembrar que, após a pausa, o trabalho continua. Por isso, é importante selecionar alimentos menos pesados e deixar as bebidas alcoólicas de lado.

    Ainda que seja um momento de descanso e concentração, é muito comum que o coffee break seja utilizado para o networking. O clima mais leve, inclusive, pode ajudar a fisgar oportunidades de negócios.

    Workshops

    Workshops são oficinas de aprendizado com alta interação dos participantes. São semelhantes a cursos, mas com horas reduzidas e conteúdo enxuto e intensivo.

    Os especialistas apresentam e discorrem sobre o tema, discutem com os participantes, respondem dúvidas e abrem espaço para atividades práticas. Geralmente, as pessoas são divididas em grupos.

    É justamente essa interação não somente permite a maior absorção do conteúdo proposto, mas também a proximidade para o networking

    Devido à oportunidade de aprendizagem e certificados de horas, esse é um dos eventos corporativos mais frequentados por estudantes. Quem está no começo de carreira deve aproveitar cada segundo de um workshop para aprender o máximo que puder e criar conexões que podem ser muito úteis para o futuro profissional.

    Do lado das empresas, o time de recrutamento e seleção pode ficar de olho nos participantes que mais se destacam e, posteriormente, oferecer oportunidades de trabalho.

    Palestras

    As tradicionais palestras são alguns dos eventos corporativos mais comuns e frequentados de todas as áreas de atuação. Especialistas abordam temas relevantes sobre o tema proposto com duração máxima de duas horas, abrindo espaço para comentários e perguntas no final.

    Os temas variam, mas é normal que as palestras sejam sobre as experiências de algum profissional renomado, novidades no setor ou enfoques específicos do mercado.

    O melhor para o networking é depois das palestras, quando os participantes têm um tempinho para discutir sobre o que foi abordado ou até mesmo fazer um happy hour em seguida.

    Treinamentos

    No geral, os treinamentos são destinados aos colaboradores de uma única empresa. O objetivo é ensinar a todos sobre novos elementos que farão parte do dia a dia operacional, como ferramentas, processos ou normas de trabalho.

    Durante os intervalos, os participantes têm a oportunidade de interagir com os colegas com os quais têm pouca ou nenhuma troca na rotina profissional.

    Isso é muito importante para entender como funcionam outros setores, qual a função das equipes e como a integração entre áreas pode ser feita.

    Além disso, esse networking também pode servir no futuro, como em um momento de recolocação profissional, por exemplo. 

    Comemorações

    Eventos corporativos mais descontraídos, como festas para celebrar o aniversário da empresa ou o atingimento de metas, também apresentam boas possibilidades para engajar o network.

    Ainda que essas comemorações tenham um clima mais informal e divertido, também podem ser utilizadas para criar conexões profissionais de todos os gêneros, como fechar um negócio, encontrar parceiros ou simplesmente aumentar a base de contatos.

    O equilíbrio das interações é o melhor caminho a seguir. É importante lembrar que, por mais que existam chances profissionais, as pessoas também querer se divertir.

    O oposto também é válido – mesmo que a festa seja menos formal, ainda é um evento profissional que exige comportamento equivalente.

    Eventos corporativos no Grand Hyatt Rio de Janeiro

    Com espaços totalmente dedicados à realização de eventos, o Grand Hyatt Rio de Janeiro tem a estrutura ideal para palestras, workshops, reuniões, etc.

    São mais de 2000 m² divididos entre salões multifuncionais (Rio Ballroom, Grand Ballroom), ambiente para reuniões (Espaço Lagoa) e uma área gourmet (Tano).

    Todas as salas são climatizadas e customizáveis, podendo ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada evento corporativo.

    O hotel também conta com móveis modernos (mesas, cadeiras, poltronas…), luz natural, equipamento multimídia, estacionamento com manobrista, serviço de catering, equipe de eventos e muito mais.

    Confira mais detalhes e faça já o orçamento do evento da sua empresa!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: