Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    5 atividades culturais próximas à Barra da Tijuca

    data 22 de setembro de 2021
    Dicas de atividades culturais no Rio de Janeiro

    Conheça programas culturais imperdíveis que não podem faltar na sua próxima visita à Barra da Tijuca

    A Barra da Tijuca é uma privilegiada região do Rio de Janeiro com opções de lazer cercadas pela natureza, mas com a dose certa de modernidade das principais metrópoles urbanas do país.

    Tranquila, elegante e dona de paisagens de tirar o fôlego, a Barra é o típico cenário de novela com tudo o que você precisa para viver momentos inesquecíveis.

    E se você é do tipo de pessoa que não perde programas recheados de cultura e arte, então continue a leitura para conferir 5 atividades culturais no Rio de Janeiro e, mais precisamente, perto da Barra da Tijuca!

    1) Sítio Roberto Burle Marx

    O Sítio Roberto Burle Marx tem uma área de 400.000 m² e reúne uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais de todo o mundo, com mais de 3500 espécies cultivadas.

    O Sítio é considerado um patrimônio cultural do Brasil desde 1985, quando o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx doou a propriedade ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

    No local também há aulas de paisagismo, botânica e artes, concertos musicais e exposições, além de visitas a um acervo com mais de 3000 peças de arte – e que incluem obras do próprio Burle Marx.

    A coleção é composta por imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas e arte popular, como carrancas, esculturas de madeira, cristais, vidros de decoração, etc.

    A visitação só acontece mediante agendamento.

    Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 08h às 16h. 

    Horário de visitas: de terça a sábado, das 09h30 e 13h30.

    Agendamento: visitas.srbm@iphan.gov.br / (21) 2410-1412

    Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro

    2) Fundação Cidade das Artes

    A Cidade das Artes é uma das principais atividades culturais no Rio de Janeiro, compilando espetáculos de música, canto, dança, teatro, cinema e exposições de artes plásticas.

    O prédio projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc é erguido a 10 metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, e apresenta um visual pós-moderno que combina perfeitamente com todas as representações artísticas que ali acontecem.

    A Fundação acredita no conceito de cultura como motor do desenvolvimento, e isso é estampado na multiplicidade das funções de cada espaço, como a Grande Sala, o Teatro de Câmara, a Sala de Música Eletroacústica, as salas multiuso, salas de exposições, ensaios, entre outras.

    Além das áreas destinadas às ações culturais, o local também conta com restaurantes, lojas e bistrôs, o que faz da Cidade das Artes um ótimo espaço para convivência de pessoas de todos os estilos, criando um clima aconchegante e necessário de diversidade.

    Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca

    Horário de visitas: todos os dias das 10h às 18h30

    Telefone: (21) 3325-0102

    3) Teatro dos Grandes Atores

    Grupo de atores de teatro na Barra da Tijuca - um dos locais para atividades culturais do Rio de Janeiro

    O Teatro dos Grandes Atores foi inaugurado em 1995 com o intuito não somente de exibir peças teatrais, mas também de produzi-las, administrá-las e, posteriormente, de se transformar em um espaço de convivência cultural, perpetuando a arte e enaltecendo os maiores artistas brasileiros.

    O teatro é composto por duas salas de 336 lugares: a azul, que teve Marília Pêra estrelando o primeiro espetáculo com a peça Apareceu a Margarina, e a vermelha, iniciada por A Era do Rádio, dirigida e protagonizada por Sérgio Britto.

    Localizado dentro do Shopping Barra Square, o Teatro dos Grandes Atores também pode ser utilizado como espaço para eventos corporativos, palestras, seminários, premiações, formaturas, etc.

    Confira quais peças estão em exibição no site oficial e tenha um bom espetáculo!

    Endereço: Av. das Américas 3.555 – Barra da Tijuca, Lojas 116 e 117 SS

    Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 15h às 20h

    Contato: (21) 3325-1645

    4) Museu Casa do Pontal

    O Museu Casa do Pontal tem um imenso acervo de arte popular com cerca de 8500 obras feitas a partir do século XX, 300 artistas e 40 exposições.

    Tudo isso é fruto de 40 anos de pesquisas e viagens por todo o Brasil pelo designer francês Jacques Van de Beuque.

    O museu está instalado em um sítio de 5000 m², com amplos jardins, galerias e reserva ecológica.

    O espaço é, inclusive, reconhecido pela Unesco como “único [museu] do país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

    Horário de visitas: terça a domingo, de 9h30 às 17h

    Endereço: Estrada do Pontal, 3295 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro

    Ingressos: clique aqui

    5) Feira da Praça do Ó

    A Feira da Praça do Ó é uma velha amiga dos moradores da Barra da Tijuca, e é a maneira perfeita para conhecer o local por suas verdadeiras raízes, em contato direto com as pessoas da região.

    Aberta há mais de 35 anos, a feira reúne, todos os domingos, uma enorme variedade de produtos (legumes, verduras, frutas, especiarias, ervas, utensílios para casa, artesanatos, flores, etc).

    Quem quiser tomar um belo café da manhã, também pode dar uma passadinha na praça para saborear bolos, pães e tapiocas – tudo fresquinho e com aquele gostinho caseiro irresistível.

    As crianças também se divertem com a pista de skate street que fica por ali. Em algumas barracas, é possível encontrar equipamentos para praticar o esporte com segurança.

    Endereço: Av. Lúcio Costa, próximo ao Posto 3 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

    Horário de funcionamento: todos os domingos, a partir das 6h

    Bônus: Grand Hyatt Rio de Janeiro

    É claro que um dos melhores hotéis do estado do Rio – e o único resort urbano – não poderia faltar nessa lista.

    Além da excelência em hospedagem – com muito conforto e sofisticação –, o Grand Hyatt Rio de Janeiro tem incríveis opções de lazer, gastronomia e relaxamento, com piscinas, spa, saunas e restaurantes premiados.

    Entre a Praia da Barra e a Lagoa de Marapendi, você vai se encantar pelas belezas da natureza que só a Barra da Tijuca e o Grand Hyatt podem te proporcionar!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: