Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Culinária francesa no Hyatt: Conheça a Galette e delicie-se com a gente!

    data 8 de março de 2019
    galette

    Saiba mais sobre esse prato que é um dos destaques do complexo gastronômico do Grand Hyatt São Paulo

     

    Quando a gente ouve a magia que está por trás da expressão culinária francesa, vamos logo preparando o paladar para degustar os pratos mais gostosos e sofisticados, que caíram no gosto do mundo inteiro.

     

    Agora, no Grand Hyatt São Paulo, você vai se deliciar com a galette. Fique sabendo sobre esse prato de entrada francesa que vai tornar sua experiência gastronômica ainda mais inesquecível.

     

    O que é Galette?

     

    Essa delícia da culinária francesa é da família dos crepes e das panquecas (mas não confunda com as panquecas americanas!). Trata-se de uma massa fininha e leve feita com trigo sarraceno.

     

    Apesar de ter nome de trigo, o sarraceno, na verdade, é uma semente, e não um cereal. Também pode ser encontrado pelo nome de trigo-mourisco. Possui casca dura e cor rosa escuro ou castanho.

     

    O ingrediente principal da galette foi cultivado pela primeira vez na Ásia e chegou à França com as Cruzadas, na Idade Média.

     

    Uma informação importante para quem possui restrições alimentares é que o sarraceno não possui glúten e tem alto teor nutritivo por ser rico em nutrientes, fibras e antioxidantes.

     

    galette de peixe

     

    Galette Norueguesa

     

    Onde surgiu a Galette?

     

    A galette vem marcando presença na culinária francesa a mais de 8 mil anos. É um prato típico da Bretanha, região do Noroeste do país, onde faz parte do cardápio desde o século 13.  

     

    Na Bretanha, essa variedade de crepe faz parte da rotina alimentar dos moradores. Não é a toa que o número de crêperies  é maior do que o de cafés. É muito comum ver amigos reunidos, batendo um bom papo e comendo galettes.

     

    Ao lado do crepe, ela é uma refeição típica da Chandeleur, festa católica que celebra a luz de Cristo. No dia 2 de fevereiro, as casas são iluminadas por luz de velas e os franceses comem galette para comemorar a data.

     

    E quem é o par perfeito da galette? Sim, é a sidra, aquela bebida alcoólica feita a partir do sumo fermentado das maçãs, outro elemento bastante popular na região. A acidez e o gás da sidra limpam o paladar e deixam o alimento ainda mais leve e saboroso.

     

    Se você está imaginando a bebida em uma taça, esqueça! A sidra é servida em bolées, que são um tipo de xícara grande de porcelana.

     

    Venha saborear o melhor da cozinha brasileira!

    Venha saborear o melhor da cozinha brasileira

    Em um ambiente convidativo, aconchegante e charmoso, o restaurante apresenta uma show kitchen que encanta os clientes e o C-Bar, com um completo menu de petiscos e coquetéis brasileiros.

    Saiba mais!

    .cta-box{display:table;text-align:left;margin:25px 0;padding:20px 0;border-top:1px solid #ddd;border-bottom:1px solid #ddd}.cta-box img{height:auto;float:left;display:table-cell;margin-right:19px}.cta-box a .description-signature{color: #666;} .cta-box .btn-signature{-moz-box-shadow:none;-webkit-box-shadow:none;box-shadow:none;padding:12px 25px}

     

    Qual a diferença entre crepe e galette?

     

    Está enganado quem pensa que galette é só mais um nome gourmet para crepe. Apesar de ambos serem preparados basicamente com os mesmos ingredientes, o crepe é feito com farinha de trigo branca e é servido como prato doce.

     

    Um exemplo de crepe basiquinho é a que é acompanhado com açúcar polvilhado e um pouquinho de limão.  Como a gente já disse, galette é feita com trigo sarraceno. A massa é mais espessa em relação à de crepe e é servida sempre como prato salgado.

     

    Como é feita a Galette?

     

    Os ingredientes básicos são: farinha de sarraceno, ovo e água. No extremo norte da França, algumas receitas levam cerveja para deixar a massa mais macia. Na Normandia, a massa é preparada com calvados (bebida destilada feita de sidra).

     

    Com a popularização da receita, outros ingredientes, como leite e manteiga são adicionados para incrementar a textura e o sabor.

     

    Independente do preparo, o resultado é sempre digno de degustação: massa bem fininha, crocante e bem assada. O recheio mais tradicional da galette é o de presunto e queijo.

     

    Nas creperias da Bretanha, a famosa galette jambon/fromage pode ser “complète”. Isso quer dizer que leva um ovo semi-cru por cima.

     

    Outras galettes tradicionais que pode ser encontradas facilmente na França  é a Gallette de Andouille de Guémené.

     

    O que vai bem com Galette? Por ser um prato salgado, as saladas de folhas servem como um bom acompanhamento. Elas refrescam o paladar e dão um toque de sofisticação a mais.

     

    Veja também – Confira todos os detalhes de como funciona um day use em um hotel

     

    Aprecie uma Galette no Grand Hyatt São Paulo

     

    Como tudo o que é bom se espalha, você pode encontrar uma boa galette em qualquer região da França a qualquer momento do ano. Mas, melhor ainda é ter acesso a essa maravilha da culinária francesa sem precisar sair do Brasil.

     

    O C-Cultura Caseira, restaurante do Grand Hyatt São Paulo, buscou inspiração na Bretanha e se especializou para trazer a delícia típica dessa região.

     

    Preparadas com os melhores ingredientes e com farinha de sarraceno importada diretamente da Europa, todo feito de forma a preservar a receita original da iguaria.

     

    Para que sua experiência seja ainda mais especial, você pode acompanhar o preparo pela estação ao vivo e escolher um dos sabores criados para encantar diferentes paladares.

     

    Uma das opções é a Normandia, galette preparada com queijo brie, espinafre, mel e nozes. Se você gosta de peixe, não deixe de provar a galette Norueguesa, com salmão defumado, requeijão, espinafre salteado, cebolinha e ovas de salmão.

     

    A Toulouse é preparada com linguiça, cebola, tomate e cogumelo. Barriga de porco confitada, cebola, molho de tomate, chorizo e ervas são os ingredientes da galette Espanhola.

     

    galette de linguiça

     

    Se você preferir o prato básico, a galette Clássica, com Presunto, catupiry, queijo emmenthal e ovo vai fazer com que você se sinta na própria Bretanha.  

     

    Todos os pratos acompanham salada de folhas e podem ser degustados de quinta a sábado, no horário do jantar. Para dar um toque a mais de sofisticação, na compra do Wine Pass deste ano, você ganha uma taça de vinho para harmonizar com sua gallete.

     

    O Grand Hyatt São Paulo está pronto para te transportar para um pedacinho da França por meio do seu paladar.

     

    E você, já conhecia essas receitas? Venha conhecer nosso restaurante e outros serviços excelentes oferecidos pelo Grand Hyatt São Paulo, como mini wedding, espaço para eventos corporativos e muito mais!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: