Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Melhores vinhos brasileiros: descubra os 9 mais bem avaliados

    data 18 de julho de 2019
    vinhos e taça do Wine Club do Hyatt

    Com destaque para o sul do Brasil, a produção nacional de vinhos tem inúmeros rótulos de qualidade

    Os vinhos brasileiros têm conquistado espaço de destaque no universo dos apreciadores da bebida do mundo todo. Em 2018, vários rótulos nacionais ficaram na lista ao lado dos melhores vinhos na Decanter World Wine Awards.

    Esse evento diz respeito a uma competição realizada anualmente pela revista Decanter. Na ocasião, 275 jurados e experts de vinhos do mundo avaliam um número aproximado de 17.000 rótulos oriundos de 61 países.

    O Grand Hyatt selecionou uma lista com os 9 melhores vinhos brasileiros que participaram da competição. Saiba como apreciá-los da melhor maneira.

    Espumantes

    O vinho espumante é originário da segunda fermentação natural de uma bebida de base que já estava fermentada. Nesse processo, não há adição artificial de gás carbônico.

    Privilege Extra Brut

    Privilege Extra Brut

    É produzido pela vinícola Peterlongo, que fica na Serra Gaúcha. Na fabricação, são utilizadas a Chardonnay e Pinot Noir, uvas nobres submetidas a um minucioso processo de elaboração por meio de leveduras selecionadas.

    Como harmonizar:

    Essa bebida com coloração amarelo ouro e de paladar harmônico que se assemelha a amêndoas e frutas maduras, pode ser apreciada com pratos que contenham carnes brancas, como: costela de carne suína marinada assada ao forno, e pincelada ao molho de shoyo e mel.

    Elegance Branco Brut

    Peterlongo elegance brut

    Faz parte de um dos rótulos mais tradicionais da vinícola Peterlongo. Possui como características peculiares a coloração dourada e textura das pequenas e numerosas borbulhas que se formam ao entrar em contato com o paladar.

    Como harmonizar:

    O aroma fino, que traz à memória sensações provenientes da degustação de frutas secas e mel, e o sabor que faz referência a frutas maduras podem ser harmonizados com ostras, lagostas, queijos de média maturação e massas com molhos brancos.

    Séries Moscatel

    Salton Series Moscatel

    A centenária vinícola Salton, localizada em Bento Gonçalves (RS), também é responsável pela criação dos  melhores vinhos brasileiros. Esse rótulo é produzido a partir de uma variedade de Moscato, uva de coloração amarela e reflexos esverdeados.

    Como harmonizar:

    O leve sabor e o baixo teor alcoólico (7,5 %) faz com que a bebida seja ideal para ser harmonizada com sobremesas a base de cremes, como taça de ganache e panetone.

    Brancos

    Vinhos desta categoria podem ser produzidos com uvas brancas ou tintas. A cor é obtida a partir de pigmentos naturais presentes nas frutas. No caso do vinho branco, as cascas, sementes e engaços são removidos antes da fermentação.

    Leopoldina Gran Terroir Chardonnay

    Leopoldina Gran Chardonnay

    O nome do vinho faz referência a uma das vias mais importantes do período imperial, região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, onde está localizada a vinícola Casa Valduga.

    Os pontos marcantes e característicos desse rótulo estão relacionados com as notas intensas de frutas tropicais maduras. O abacaxi e a carambola se destacam nessa imersão sensorial.

    Como harmonizar:

    A suave acidez no paladar e a leveza gustativa harmonizam bem com massas ao molho branco servidas com frutos do mar, carnes brancas, tortilhas e verduras gratinadas.

    Vista do Bosque Viognier

    Guaspari Vinho

    Fabricado pela vinícola Guaspari, esse vinho é marcado pelo aroma intenso e boa acidez. O processo de fermentação ocorre em tanques de concreto de formato oval.

    Como harmonizar:

    O equilíbrio típico da bebida apresenta notas florais e frutas secas, denotando uma textura envolvente. Pode ser harmonizado com pratos à base de peixes, como salmão com alcaparras, cartoccio de pescada e filé de pintado com manga e castanha de caju.

    Cuvée Giuseppe Chardonnay

    Miolo Giuseppe vinho

    Produzido pela vinícola Miolo, esse rótulo é a primeira criação da categoria. Possui aspecto límpido, marcado pela coloração amarelo palha com sutilezas esverdeadas.

    Como harmonizar:

    Essa bebida, com refrescância peculiar, sabor cremoso e aroma delicado, remete às sensações gustativas relacionadas as frutas tropicais. Pode ser harmonizada com carnes brancas e saladas, assim como salada tropical com nozes.

    Veja também: Adega de vinho: como montar uma na sua casa e recepcionar os amigos com requinte

    Os melhores vinhos brasileiros da categoria tintos

    A cor sanguínea é resultado da fermentação do suco extraído de uvas pretas ou tintas. No processo de produção ocorre a maceração das cascas das uvas no mosto, de forma a conferir a bebida à tonalidade e o sabor característicos.

    Vista da Serra Syrah

    Vinho vista da serra

    Fabricado pela vinícola Gaspari, localizada em Espírito Santo do Pinhal, região do estado de São Paulo, esse rótulo apresenta cor forte e aroma profundo.

    Como harmonizar:

    As sedutoras notas de café e cacau imprimem elegância e sofisticação na bebida, que pode ser harmonizada com risoto de cordeiro, iscas de mignon ao creme, e filé mignon ao molho gorgonzola.

    Armando Memória Touriga Nacional

    Garrafa do Vinho Armando Touriga

    Produzido com a Touriga Nacional, uva de origem portuguesa que foi adaptada à região sul do país, esse rótulo advém da vinícola Peterlongo. Possui coloração rubi intensa.

    Como harmonizar:

    O aroma de frutas vermelhas e a graduação alcoólica de 12,5% fazem com que a bebida seja bem acompanhada de receitas com filé mignon, cordeiro e molhos de ervas frescas, como hortelã e manjericão.

    Intenso Marselan

    Garrafa do Vinho Intenso Marselan

    Faz parte dos rótulos de destaque da vinícola Salton. Elaborado 100% com uvas Marselan e fermentado em tanques de aço inox, apresenta coloração rubi com reflexos púrpura.

    Como harmonizar:

    O aroma de frutas frescas  (ameixa, mirtilo, framboesa e cereja) e as delicadas notas florais de violeta garantem excelente harmonização com tábuas de queijos e embutidos, carnes assadas e massas ao molho pomodoro.

    Aprecie em Grand Estilo

    Mulher servindo vinho na taça

    O Grand Hyatt promove contextos de degustação dos vinhos fabricados pelas melhores vinícolas do mundo inteiro. Você pode ter contato com uma experiência sensorial de imersão na arte da enologia de diversas maneiras.

    A Wine Library, localizada no complexo de restaurantes do Grand Hyatt São Paulo, é um espaço que reúne uma vasta seleção de rótulos que são capazes de conferir apreciação a qualquer tipo de paladar.

    Outra possibilidade para ter contato com vinhos de alta qualidade é fazendo parte do Wine Club do Grand Hyatt. Esse evento conta com a participação de amantes da bebida, que desfrutam de momentos divertidos e menu harmonizado, com os melhores vinhos disponíveis.

    Para completar o clima de sofisticação e descontração, você terá contato com música boa, ambiente aconchegante e a melhor companhia.

     

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: