Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Descubra porque maio é considerado o mês das noivas

    data 27 de maio de 2022

    Questões sobre o clima frio, o período em que as flores crescem e até fatores religiosos estão entre os motivos. Descubra agora!

    O mês de Maio é conhecido como o “mês das noivas”, mas é comum hoje em dia não saber os porquês do mês ter adquirido essa popularidade.

    Existem algumas explicações com diferentes razões ou origens, passando entre estações do ano e até mesmo questões religiosas.

    Por que maio é o mês das noivas?

    Não há um motivo exatamente definido, mas há duas versões que colaboram para isso.

    A primeira vem do Hemisfério Norte, região do globo de onde saíram diversos costumes que duram até hoje na cultura de diferentes povos.

    A razão para maio ser o mês das noivas pode ser pelo fato de que, nesta mesma época do ano, países de baixas temperaturas ficavam longos períodos sem a luz do sol. A falta de calefação também era algo comum na casa das pessoas.

    Os habitantes de diversos países, portanto, esperavam o frio ficar menos intenso para que pudessem voltar a tomar banho. Sem um sistema de aquecimento, tomar banho de água gelada em um clima abaixo de zero seria impossível.

    A temperatura só ficava mais agradável por volta de maio, época em que as flores utilizadas para a fabricação de óleos e produtos cosméticos eram mais fáceis de encontrar. Isso possibilitava as pessoas ficarem mais limpas e perfumadas.

    Assim, as flores também eram usadas para o uso na decoração. 

    Com o calor e menos chuvas, essa época foi considerada ideal para a realização de casamentos, já que os dias mais amenos permitiam reuniões ao ar livre sem a preocupação de fenômenos climáticos que poderiam atrapalhar o momento.

    Outro hábito que surgiu nesse contexto, e que é amplamente perpetuado até hoje, é o buquê. 

    Foi descoberto que o ramalhete de flores não servia apenas para embelezar a noiva e a cerimônia, mas também para exalar um cheiro agradável por onde passava.

    Por outro lado, na ótica do cristianismo, maio é de extrema importância para a Igreja Católica por ser o mês de consagração de Maria, a mãe de Jesus.

    Para os católicos, o matrimônio é algo ligado à pureza, à formação da família e ao compromisso com a fé.

    Desta forma, essa simbologia se encaixa às noivas no sentido de oficializar a união com Cristo e aplicar todos os princípios ensinados pelas escrituras no relacionamento.

    Maio é o mês com o maior índice de casamentos?

    Ironicamente, não. No Brasil, o maior número de casamentos acontece em dezembro devido ao período de festas (e férias), clima firme e o 13º salário – que ajuda a pagar as despesas da festa e da cerimônia. 

    Em seguida vem o mês de novembro, também pelos mesmos motivos.

    No Reino Unido, junho é a época perfeita para se casar. Isso vem de uma tradição muito antiga, quando os romanos faziam homenagens à Juno, a deusa das mulheres, da feminilidade, da fecundidade e dos casamentos.

    Na América do Norte, subir no altar é mais comum em fevereiro, considerado o mês nacional do casamento pelas terras norte-americanas. 

    A comemoração se torna ainda mais especial porque o Dia dos Namorados dos outros países, o Valentine’s Day, é celebrado em 14 de fevereiro – e não em 12 de junho, como acontece no Brasil.

    Casamento no Grand Hyatt Rio de Janeiro

    Seja no mês das noivas, no frio de julho ou no calor de janeiro, casar no Grand Hyatt Rio de Janeiro é uma experiência inesquecível em qualquer época do ano.

    O hotel comporta, desde celebrações mais intimistas, como casamentos mais discretos e menores,  até grandes festas. 

    Ideais para quem quer convidar apenas as pessoas mais importantes na vida do casal ou para quem busca uma festa mais tradicional, com todos os detalhes.

    Os eventos sociais do hotel tem capacidade para até 250 pessoas no Espaço Tano e até 450 convidados no Grand Ballroom. O grande destaque  fica por conta da altura do pé direito de alguns espaços, que possibilitam  decorações mais arrojadas e  criativas.  

    O Espaço Tano é especialista em mini weddings, que são os casamentos mais discretos, com tom mais intimista e charmoso. 

    Que são ideais para quem quer convidar apenas as pessoas mais importantes na vida do casal ou para quem busca uma festa mais tradicional, com todos os detalhes, com um limite de até 150 pessoas.

    Ao fechar um orçamento com o Grand Hyatt, a equipe do hotel – que é super experiente – se responsabiliza por providenciar toda a decoração, buffet e demais elementos da festa. 

    Assim como na organização de um casamento em qualquer outro lugar, os noivos sentam com uma equipe especialista e dedicada para escolher todos os detalhes que mais têm a sua cara e que cabem no budget combinado. 

    Da hospedagem à escolha dos pratos do cardápio, o Grand Hyatt está pronto para atender todos os desejos do casal.

    Os convidados que vêm de longe podem se hospedar nas confortáveis acomodações do hotel, assim como os participantes da cerimônia podem viver momentos especiais antes do momento de cruzar o altar. 

    Que tal um day spa com todas as madrinhas? Ou uma  Noite de Núpcias Dia da Noiva de maneira muito especial? 

    E para os noivos, que tal um momento pré-cerimônia especial com o Pacote Noivo

    Depois da troca de alianças, o casal ainda pode aproveitar uma incrível Noite de Núpcias em uma das suítes com uma vista de tirar o fôlego. Por fim, o pacote ainda contempla o dia da noiva.

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: