Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Ponte Estaiada: veja curiosidades sobre este cartão postal de São Paulo!

    data 18 de fevereiro de 2020
    Cartão postal de São Paulo

    Entenda por que a ponte é um marco na história da arquitetura nacional

    São Paulo conta com pontos turísticos inconfundíveis. A Avenida Paulista, Catedral da Sé, MASP e Praça do Pôr do Sol são orgulho dos paulistanos e principais atrações para turistas.

    A gastronomia, comércio, programas culturais e vida badalada compõem o conjunto de ícones que agradam a todos os gostos e estilos de visitantes. A capital paulista reúne encontros perfeitos entre tradição e modernidade, principalmente quando o assunto é arquitetura.

    A Ponte Estaiada, única do mundo formada por duas pistas em curvas independentes, é um famoso cartão postal de São Paulo. Saiba mais sobre ela e descubra como apreciá-la a partir de um local privilegiado

    Por que a Ponte Estaiada é um cartão postal de São Paulo?

    Inaugurada em maio de 2008, a Ponte Estaiada é o quarto ponto mais alto da cidade. Ela é 10 metros menor do que o prédio do Banespa, que fica no centro de São Paulo, e 27 metros menor que o Edifício Itália.

    Os elementos estruturais fazem com que ela se destaque no município. Chamada Ponte Octávio Frias de Oliveira oficialmente, o formato em X é considerado um marco da arquitetura. Ele contempla duas pontes sustentadas por estais, ligados a um único mastro.

    Esses estais são feixes de cabos revestidos por uma bainha de polietileno, cuja finalidade é proteger o material de fatores degradantes, como chuva, vento e raios solares. Este cartão postal de São Paulo, que pesa 492 toneladas, chama a atenção pelos seguintes fatores:

    Iluminação

    A fileira de holofotes lança para cima uma luz amarelada, cor dos cabos de polietileno que cobrem as hastes. No Natal, a Ponte Estaiada recebe luzes especiais para deixar a cidade em um clima mais envolvente e aconchegante.

    E por falar em luz, em 2017, todo cabeamento de iluminação foi trocado para que fossem instalados projetores de LED!

    Grandiosidade

    O comprimento total dos estais, se eles fossem enfileirados, corresponderia a 370km, distância entre as cidades de São Paulo e Ourinhos. O maior cabo de aço possui 195m e o menor, 78m.

    Duração assistida

    A ponte foi projetada para durar 100 anos e a obra foi feita com base num software que analisa o comportamento da estrutura ao longo do tempo.

    Ligação

    A Ponte Estaiada liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros.

    Obra

    Este cartão postal de São Paulo começou a ser construído em 2005 e levou pouco mais de 2 anos para ser concluído. O canteiro de obras chegou a contar com 450 operários trabalhando ao mesmo tempo.

    Ponte Estaiada: cartão postal de São Paulo

    Origem do nome

    A Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira homenageia o empresário e jornalista do Grupo Folha, morto aos 94 anos em maio de 2007.

    Palco de eventos esportivos

    Em setembro de 2018, um atleta escalou a ponte e, no topo, fincou uma bandeira da 11ª Virada Esportiva. Esse cartão postal de São Paulo também foi cenário de diversas competições esportivas, como o World Bike Tour.

    Cultura

    Quando ainda estava sendo construída, a ponte foi cenário do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles. Ela também foi destaque de um episódio da série Os Simpsons.

    Desde sua inauguração, é cenário natural para os telejornais da cidade.

    Hotel com vista para o cartão postal de São Paulo

    Para garantir que sua estada na Terra da Garoa seja confortável e aconchegante, a escolha do hotel é de fundamental importância. É por isso que o Grand Hyatt São Paulo direciona suas ações para que você aproveite ao máximo todos os serviços exclusivos.

    A infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar tornará sua viagem a negócios ou a lazer inesquecível. Os apartamentos possuem design moderno e janelas amplas que permitem a entrada de iluminação natural e vista privilegiada para a Ponte Estaiada.

    Suíte Diplomata

    Os 109 m² dessas acomodações oferecem comodidade, relaxamento e tranquilidade. As janelas do chão ao teto tornam o ambiente mais confortável e proporcionam vista panorâmica para a Ponte Estaiada.

    Grand Suíte

    Os quartos de 68 m² contam com cama king-size, área de estar privativa e closets espaçosos. Da janela, é possível fazer lindas fotos com a Ponte Estaiada São Paulo ao fundo.

    Suíte Presidencial

    No último andar do hotel, a acomodação de 170 m² possui varanda, cozinha, área para refeições, sistema de home theater e banheira de hidromassagem de mármore com vista para este belo cartão postal de São Paulo.

    Pronto para se hospedar em um hotel com vista privilegiada para uma atração arquitetônica ímpar na cidade? O Grand Hyatt São Paulo está localizado na região da Berrini, que possui fácil acesso a partir de vários pontos da capital paulista.

     

        Hospedagem

    Hospedagem

    Confortáveis e aconchegantes, os quartos proporcionam uma experiência única para quem visita a cidade em busca de lazer, relaxamento ou a trabalho. Para aproveitar ao máximo sua estada, nossos apartamentos Club e Suítes oferecem comodidades e serviços exclusivos.

        Reserve agora!

    .cta-box{display:table;text-align:left;margin:25px 0;padding:20px 0;border-top:1px solid #ddd;border-bottom:1px solid #ddd}.cta-box img{height:auto;float:left;display:table-cell;margin-right:19px}.cta-box a .description-signature{color: #666;} .cta-box .btn-signature{-moz-box-shadow:none;-webkit-box-shadow:none;box-shadow:none;padding:12px 25px}

     

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: