Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Já conhece o queijo Raclette? Saiba tudo sobre essa delícia!

    data 25 de julho de 2019
    Cozinheiro servindo queijo raclette

    Essa experiência gastronômica é feita na suíça há mais de 400 anos

    Com o objetivo de fazer com que você tenha jantares memoráveis no que há de mais sofisticado na gastronomia mundial, O Grand Hyatt São Paulo trouxe o festival de Raclette.

    Saiba quais são os segredos dessa delícia suíça, e de que maneira você poderá desfrutá-la em grande estilo.

    O que é Raclette?

    Originário da França e da Suíça, a Raclette é um queijo preparado com leite de vaca, maturado por um período de, aproximadamente, 60 dias. Com textura semidura, firme e cremosa, ele possui algumas olhaduras de cor amarela pálida.

    Apresenta casca lavada e um sabor levemente ácido e adocicado que lembra leite e nozes. A Raclette possui tons trufados e um aroma característico. Os segredos da receita desse laticínio atravessaram o globo e chegaram até o Brasil.

    No festival do Grand Hyatt São Paulo, o queijo servido virá diretamente do estado de Santa Catarina. Todo processo de preparo dessa delícia é feito de forma artesanal, o que a torna ainda mais saborosa.

    Por meio de utilização de matéria prima de qualidade, técnicas específicas de preparo, manuseio e maturação em temperatura correta, o queijo chega até nosso paladar com consistência e sabor estonteantes.

    Programe-se para o grande encontro

    Antes de mergulhar na história e saber mais sobre as curiosidades que gravitam esse prato cheio de personalidade, anote as informações sobre os dias em que você poderá apreciá-lo.

    Um lugarzinho especial

    O festival de Raclette será promovido pelo restaurante C-Cultura Caseira, que faz parte do imponente complexo gastronômico do Grand Hyatt São Paulo.

    Encontros semanais

    Até o dia 19 de setembro, suas noites de quinta-feira poderão ganhar um clima diferenciado. A partir das 19h, você terá um encontro marcado com a gastronomia suíça sem precisar sair da cidade de São Paulo.

    Combinação perfeita de sabores

    Queijo suíço raclette

    Além do queijo Raclette derretido de forma tradicional, você terá acesso a acompanhamentos saborosos que realçam o sabor e promovem momentos ímpares de degustação.

    O festival inclui buffet à vontade com estação de queijo tipo Raclette, batatas cozidas, frios artesanais (como presunto cru, copa e salame), picles de legumes orgânicos e pães caseiros.

    Não deixe de tornar a ocasião ainda mais marcante com a escolha da bebida apropriada. Há diversas opções de harmonização com vinhos que você encontra na premiada adega do hotel.

    Por fim, para deixar o momento memorável, a chef Laura Gonzalez criou um menu de sobremesas que adoçará e alegrará qualquer paladar.

    [button link=”https://www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo/vale-presente/festival-gastronomico/” type=”big” color=”red” newwindow=”yes”] Pacote de Inverno com Raclette[/button]

    Uma viagem pela história e pelos contextos culturais de preparo da Raclette

    Na região de Valais, pertencente ao cantão suíço, surgiu uma forma peculiar de preparo do queijo. A palavra raclette tem origem no verbo francês “racler” e significa raspar.

    O termo é uma referência à forma pela qual o queijo é manuseado tradicionalmente.  Ele é levado próximo ao calor da brasa e, assim que começa a derreter, é raspado e colocado sobre os alimentos.

    O processo se repete, de forma a manter sempre o queijo aquecido na temperatura ideal para ser servido.

    Acompanhamentos

    A Raclette tradicional é servida por cima de batatas cozidas em água. Com o passar dos anos e por meio de encontros culturais, o queijo passou a ser derretido em panelinhas junto com outros ingredientes, como: carnes, toucinho, tomate, abacaxi, entre outros acompanhamentos.

    Ótima opção para compartilhar momentos especiais em dias mais frios

    Por se tratar de um prato servido em alta temperatura, a fim de manter o queijo derretido, a Raclette é ideal para ser consumida na época do ano em que as temperaturas estão mais baixas.

    O preparo demanda a degustação em grupo. O conceito da Raclette é sugestivo para o consumo sem pressa ao lado de um grupo de amigos ou familiares.  Isso faz referência ao contexto de sua origem.

    Os camponeses suíços, depois de um dia cansativo de trabalho sob condições climáticas difíceis, se reuniam em volta de uma fogueira para descansar, se aquecer e se alimentarem com comidas quentes e de alto teor de lipídeos para devolver a energia e a vitalidade ao corpo.

    Portanto, comer e beber em um ambiente aconchegante ao lado de pessoas queridas é uma ótima oportunidade para fortalecer as relações sociais. Além disso, é sempre muito bom entrar em contato com culturas e pessoas que garantem o crescimento da visão de mundo.

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: