Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Harmonização perfeita: vinhos e espumantes para acompanhar ostras

    data 25 de fevereiro de 2025
    harmonização de vinhos e espumantes

    Aprenda a fazer combinações de comidas com outras e vinhos ou espumantes

    As ostras não são os frutos do mar mais populares no Brasil, mas ainda são consideradas iguarias de sabores complexos e delicados ao mesmo tempo.

    A experiência gastronômica se torna mais elevada quando as ostras são frescas, o que faz com que esse ingrediente seja associado a refeições de alto padrão.

    Pensando nisso, a melhor maneira de desfrutar comidas com ostras é com uma bela harmonização de vinhos e champanhe – a combinação correta pode transformar um simples prato em um momento sensorial completo. Saiba mais a seguir!

    Tipos de ostras

    Antes de mais nada, vale a pena entender os tipos de ostra comercializados no Brasil. São três espécies:

    Ostra Japonesa

    Representando cerca de 90% da produção, é a espécie mais cultivada no Brasil e no mundo.

    Caracterizada por sua concha longa e ondulada, é criada em laboratório e só cresce em águas com temperatura abaixo de 26 °C – o que faz com que sua qualidade seja superior nas épocas frias. Mais carnuda, é ótima gratinada ou na brasa.

    Ostra Nativa

    100% brasileira, não precisa de ação humana para se reproduzir. Por crescer em águas quentes, é particularmente saborosa durante o verão.

    A carne é menor, mas com ótima concentração de sabor, ideal para comê-la crua.

    Ostra do Mangue

    Com desenvolvimento em área de mangue, crescem principalmente em estados do Norte e do Nordeste, com ligação especial a comunidades quilombolas baianas.

    O cultivo em águas com menos sal faz com que a carne seja suave e até mesmo adocicada. Por causa disso, também é melhor crua, temperada apenas com limão ou um bom azeite.

    Harmonização de vinhos e comidas com ostras

    Uma bebida que está sempre associada às ostras é o espumante. Além da impressão de elegância e glamour, a experiência se torna ainda melhor diante de um espumante ou champanhe branco, preferencialmente elaborado no método tradicional, com notas de frutas secas e sur lie (processo duplo de fermentação alcoólica) longo.

    A escolha errada do rótulo pode ser bastante desagradável. Para evitar que a combinação de champanhe e ostras não dê origem a um gosto metálico na boca, fique longe de rótulos muito ácidos e efervescentes. 

    Por outro lado, nem toda receita com ostras pode harmonizar corretamente com essas bebidas. A dica, portanto, é analisar o modo de preparo e os ingredientes adicionais utilizados no prato.

    Ostras cruas

    Outras cruas e frescas – assim como a maioria dos frutos do mar – exigem harmonizações delicadas e com acidez balanceada. 

    Ostras assadas ou gratinadas

    Pratos mais elaborados e acompanhados de outros ingredientes pedem por vinhos mais encorpados para combinar com a cremosidade e a intensidade dos sabores.

    Vinho e ostras no Grand Hyatt Rio de Janeiro

    A cozinha do Grand Hyatt Rio de Janeiro sempre se reinventa para proporcionar as melhores experiências gastronômicas da Barra da Tijuca.

    No Cantô, o restaurante de alma carioca do hotel, eventos semanais embalam os participantes em receitas indescritíveis e momentos para guardar na memória.

    Jazz & Oysters

    As noites de quinta ganham um novo sabor com a belíssima combinação de comidas com ostras e muito jazz ao vivo.

    Sob as notas suaves e melódicas de talentosos músicos, saboreie pratos originais feitos com ingredientes frescos e da mais alta qualidade. Open bar e open food liberado de espumante e ostras!

    Wine Nights com Theo Bial

    Que tal dar as boas-vindas ao fim de semana com um evento enogastronômico cheio de sabores?

    As Wine Nights são noites de degustação de vinhos selecionados (tintos, brancos, rosés e espumantes) e harmonização com os pratos da casa. Essas combinações são escolhidas a dedo por profissionais que sabem tudo sobre esse universo, tornando o evento ainda mais impressionante.

    Para tornar o momento ainda mais gostoso, o músico Theo Bial é o responsável pela voz e violão com referências de MPB, bossa nova e jazz. É imperdível!

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: