Vinhos Argentinos (Parte I)
23 de setembro de 2011
Perdeu a última edição do Hyatt Wine Club? Não se preocupe – nós contamos para vocês os destaques da noite. Fizemos uma seleção de rótulos baseada na inovação, exclusividade, prêmios ou pelo ótimo custo-benefício dos rótulos apresentados. Programe-se já para a próxima edição no dia 18 de outubro (Vinhos Rosé & Champagnes) e acompanhe nosso relato sobre os vinhos argentinos no post de hoje e durante as próximas semanas!
Nossa vizinha Argentina vem produzindo vinhos desde os anos 1500, traçando suas heranças da Espanha, França e Itália. Historicamente, a Argentina mantinha a maior parte de sua produção de vinhos para consumo interno, e hoje é um grande país produtor, com rótulos premiados e respeito internacional, liderado pela produção de grandes Malbecs, a uva queridinha de consumidores e criticos. A região vinicola do país se espalha pelos pés da Cordilheira dos Andes ao longo de 2.400 kilômetros, de Salta ao Rio Negro, e apresenta uma variedade climática que torna cada região muito peculiar. A província de Mendoza é a area mais tradicional da indústria vinífera argentina e otras regiões como Salta e Patagônia vem ganhando terreno com excelentes rótulos no mercado.
Vamos então conferir alguns vinhos que tiveram destaque na edição de vinhos argentinos do Hyatt Wine Club de setembro? Começaremos com a delicadeza e o frescor dos brancos e rosés.
SAN PEDRO DE YACOCHUYA TORRONTÉS 2009, importadora Grand Cru A região de Salta tem o clima perfeito para o cultivo da uva Torrontés por causa de sua altitude, o que torna este branco leve e frutado um excelente exemplar da expressão máxima da Torrontés. Este vinho apresenta uma cor amarela límpida e brilhante, e é extremamente aromático, com notas de flores e frutas frescas. Na boca, sabores de lichia, abacaxi bem maduro em compota, toques de especiaria, com corpo médio e muito frescor.
ANIMAL CHARDONNAY, TIKAL (ERNESTO CATENA), importadora Mistral A Bodega Tikal pertence à Ernesto Catena, filho de Nicolás Catena, da bodega mais emblemática da Argentina, a Catena Zapata. Seus vinhos seguem um estilo muito próprio e inovador e a linha Animal possui exemplares de ótima relação qualidade/preço. Esse excelente chardonnay orgânico é bastante aromático, com notas de frutas cítricas. Na boca apresenta potência, boa complexidade e acidez no ponto certo. Acompanha muito bem peixes, frutos dos mar, carnes brancas e massas com molhos brancos.
Arquivo Particular
Uvas: 100% Chardonnay Região: Tupungato, Mendoza Maturação: 70% em tanques da aço e 30% barricas de carvalho Teor Alcoólico: 14% Preço: US$29,90
KAIKEN ROSÉ 2010, importadora Vinci A Kaiken é o novo projeto da tradicional bodega chilena Viña Montes do outro lado dos Andes, no coração de Mendoza. Esse rosé é eleborado com uvas Malbec colhidas um pouco antes, para contar com maior acidez. O resultado é um vinho que apresenta uma cor rosa intensa, com aromas frutados de morangos e violetas. Na boca, tem excelente corpo, frescor e é delicadamente equilibrado. Um rosado cheio de classe para acompanhar pratos leves ou beber sozinho.
O Hyatt Wine Club é nossa série mensal de degustação de vinhos, que acontece toda terceira terça-feira do mês. A cada edição, temos uma programação especial com um tema específico, onde as importadoras parceiras apresentam rótulos de diferente regiões ou variedades, de acordo com o tema do mês. Para completar a noite, música ao vivo e um buffet de aperitivos também temático, dão o tom à esses encontros descontraídos e ideais para troca de informações sobre o mundo do vinho, reunir os amigos para um bom papo ou conhecer pessoas novas, de iniciantes a amantes inverterados da nobre bebida.
Informações Hyatt Wine Club Telefone: (11) 2838-3207
E-mail: hosts.ghsaopaulo@hyatt.com