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    Dicas para planejar seu casamento sem estresse

    data 26 de maio de 2023

    Seguindo alguns passos, você planeja seu casamento da maneira mais eficiente e tranquila possível

    A felicidade de realizar o sonho de casar é algo que mexe profundamente com as pessoas. O significado deste momento certamente marca o dia mais feliz da vida de muita gente.

    O problema é que planejar um casamento pode ser cansativo e emocionalmente desgastante. No desejo de que tudo saia perfeitamente, a quantidade de detalhes pode causar ansiedade.

    Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a planejar o seu casamento sem estresse!

    Estabeleça o orçamento

    O orçamento é talvez o elemento mais importante na hora de planejar um casamento, já que é isso que vai determinar como serão a cerimônia e a festa.

    Estude suas finanças e determine um valor que você deseja ou pode gastar com o grande dia. Se possível, adicione uma quantia extra para o caso de emergências.

    É importante fazer essa análise com calma e colocar tudo na ponta do lápis para se certificar que o casamento saia como o esperado, mas que você não fique com grandes dívidas e nem perca sua qualidade de vida.

    Para estabelecer um valor, pense na quantidade de convidados – a maioria dos noivos incluem uma média de 150 pessoas na lista – local, buffet, trajes, fotografia e vídeo, lembrancinhas, entre outros.

    Tudo isso vai te ajudar a, pelo menos, ter uma noção do investimento. Faça pesquisas, converse com amigos e familiares e consulte profissionais especializados na área para aumentar a exatidão dos valores.

    Defina prioridades

    Dê prioridade ao que você acha mais importante. Se o vestido de noiva ou o local do casamento e festa estão no topo da sua lista, resolva essas questões primeiro para que você tenha tempo hábil para fazer os ajustes necessários e deixar tudo perfeito.

    O mesmo pode ser dito em relação ao orçamento. Caso o budget esteja apertado e você tenha que diminuir ou eliminar algumas coisas, pense muito bem sobre o que é indispensável e o que não vai afetar demais o casamento.

    Crie um cronograma

    Planejar um casamento não é nada fácil porque existem muitos detalhes a serem resolvidos. Nesse sentido, é muito importante ter o máximo de organização para que nada saia do eixo.

    Um cronograma pode ajudar a administrar todas as pendências sem que uma tarefa atropele a outra e você corra o risco de algo sair errado no grande dia.

    Para facilitar ainda mais, é bacana dividir esse calendário por datas que antecedem o casamento. Veja:

    1. Logo após a definição da data: alguns aspectos do casamento que devem ser determinados o quanto antes porque exigem meses de antecedência em relação a reserva, como local da cerimônia/festa, equipe de fotografia e vídeo, banda ou DJ e testes com maquiadores e cabeleireiros
    2. 6 meses antes do casamento: outros itens fundamentais entram nessa etapa, como elaboração da lista de convidados, buffet, decoração, trajes, escolha e convite às daminhas e pajens, planos para a lua de mel
    3. 4 meses antes do casamento: este é o momento das pendências menos urgentes – mas ainda importantes –, como a escolha e convite aos padrinhos e madrinhas, doces e lembrancinhas
    4. 3 meses antes do casamento: aqui as tarefas mudam um pouco de rumo e chega a hora de dar entrada na papelada da união civil – que demora ao menos 30 dias, então é melhor fazer o quanto antes para não atrapalhar a cerimônia   
    5. 2 meses antes do casamento: o grande dia se aproxima e agora você deve providenciar o site do casamento e a lista de presentes, entregar os convites, escolher o buquê e determinar todo o necessário para a noite de núpcias
    6. 1 mês antes do casamento: além de checar se tudo está dentro do planejado, a última fase inclui o RSVP (isso ajuda a fechar o valor mais justo com o buffet), conversar com o DJ/banda sobre o set de músicas que será apresentado na festa, ensaiar a dança com o noivo e fazer uma reunião com o celebrante da cerimônia

    Não se esqueça de guardar todos os contratos, notas fiscais e contatos de fornecedores e prestadores. Se necessário, registre a agenda de afazeres em um planner, aplicativo ou plataforma de gestão de tarefas. Faça o que for preciso para tornar o processo o mais simples e eficaz possível.

    Não esqueça de se comunicar

    Com tanta coisa acontecendo, é importante estabelecer diálogos sinceros com todos ao seu redor que têm algum envolvimento com o casamento, especialmente o noivo. Lembre-se que o momento também é dele e que vocês devem se apoiar. 

    O mesmo vale para os fornecedores e todos os prestadores que estão trabalhando para que o casamento aconteça. Se você tiver alguma dúvida, reclamação ou sugestão, não hesite em se comunicar com clareza para garantir que nada saia errado.

    Contrate profissionais confiáveis

    Mesmo que você tenha toda a organização do mundo ao planejar o casamento, isso não vai adiantar muito se a equipe contratada não for competente.

    Certifique-se de que todos os profissionais sejam confiáveis, experientes e devidamente qualificados. Pesquise bastante, peça recomendações a conhecidos e tenha uma boa conversa com os candidatos antes de fechar qualquer negócio. 

    Uma boa forma de assegurar o profissionalismo dos prestadores de serviço e fornecedores é centralizar diferentes aspectos do evento em um mesmo lugar. Ao fazer a festa e/ou a cerimônia em um hotel, por exemplo, o estabelecimento já terá boa infraestrutura e uma lista de indicações.

    Os casamentos realizados no Grand Hyatt São Paulo contam com o suporte de profissionais talentosos e com muita bagagem na área. Uma das vantagens é que não há a necessidade de providenciar alguns serviços externos, visto que o hotel já conta com essa facilidade.

    Ter a comida preparada pelos chefs do Grand Hyatt e suítes especiais para a noite de núpcias são apenas algumas amostras de como pode ser o seu Grand Day.

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