Blog Estilo Hyatt

    • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE:


    Você sabe o que é Omakase? Conheça essa tendência japonesa

    data 12 de março de 2024
    O que é Omakase

    O Omakase foge da mesmice e oferece uma experiência gastronômica diferenciada e completamente inesquecível

    O Japão tem uma das melhores culinárias do mundo segundo ranking da enciclopédia gastronômica virtual TasteAtlas, que reúne cerca de 49 mil especialistas e permite a avaliação popular de receitas, ingredientes e restaurantes.

    O que chama a atenção na comida japonesa não é somente o sabor, mas também as texturas, o modo de preparo, o cuidado com os ingredientes e a cultura por trás dos pratos.

    Partindo desse princípio, o omakase é uma das experiências gastronômicas mais interessantes e inesquecíveis da cozinha do Japão.

    O que é omakase?

    A palavra japonesa omakase (お任せ) significa “eu confio em você” ou algo como “deixo por sua conta/escolha”. É, portanto, um termo utilizado para depositar a confiança em outra pessoa.

    No cenário culinário, quando alguém vai a um restaurante japonês e pede um omakase, está permitindo que o chef selecione todos os pratos, ingredientes e modo de preparo.

    Esse tipo de menu muda o tempo todo, já que o chef utiliza ingredientes sazonais para preparar a comida, além de deixar com que sua criatividade corra solta. Na maioria das vezes, é uma refeição com vários tempos, incluindo entradas, pratos principais e sobremesas.

    Salvo em casos de alergia ou algum tipo de intolerância alimentar, o chef decide absolutamente todos os itens e dificilmente repete receitas. Se um cliente pedir o omakase no sábado e depois no domingo, é pouco provável que vá comer a mesma coisa do dia anterior.

    Sendo assim, o cardápio não é muito indicado para quem tem paladar mais restrito, já que a graça é experimentar coisas novas. É preciso estar aberto a conhecer diferentes sabores e ingredientes.

    Por fim, vale ressaltar a pronúncia correta da palavra: omakassê.

    Omakase a Quatro Mãos no Shiso

    O omakase, há tempos, é um clássico do Shiso, o restaurante japonês do Grand Hyatt Rio de Janeiro, mas ganha uma versão especial e exclusiva em março.

    Em comemoração aos oito anos do hotel e do restaurante, o chef Guilherme Campos se junta ao chef Uilian Goya para preparar o Omakase a Quatro Mãos, uma experiência gastronômica sem igual em sete tempos, com receitas totalmente originais e harmonização de saquês.

    Veja os detalhes e garanta o seu lugar:

    • Data: 28/03 (evento único)
    • Horário: 20h30
    • Clique aqui para saber mais e realizar a compra

    Chef Guilherme Campos

    Chef Guilherme Campos sabe o que é Omakase

    Chef do restaurante Shiso há dois anos, Guilherme Campos sempre foi apaixonado pela culinária asiática. Aos 19 de idade, já fazia sushis e sashimis em casa apenas por hobby. Aos finais de semana, costumava se aventurar pelo bairro da Liberdade para comprar ingredientes japoneses e peixes frescos.

    Ao longo de seus 20 anos de carreira, já trabalhou com grandes chefs, sendo o principal Shin Koike, especialista absoluto em comida japonesa no Brasil. Foi com ele que Guilherme aprendeu diversas técnicas que fazem parte da sua cozinha até hoje, mas que também já passaram por redes hoteleiras e restaurantes renomados, como Tabu Sushi Fusion, Minimok e Bistrô Magokoro.

    Em 2013, Guilherme Campos embarcou para o Japão para estudar na escola Nagoya Sushi, onde adquiriu proficiência em sushi AJSA/WSSI.

    Chef Uilian Goya

    Chef Uilia explica o que é Omakase

    O chef Uilian Goya nasceu em São Paulo, mas sempre esteve mergulhado na cultura e na culinária do Japão graças a sua família japonesa, em especial sua mãe e seu avô.

    Sua carreira começou aos 19 anos com o preparo de bentôs, mas logo foi trabalhar com o chef Tsuyoshi Murakami no Kinoshita, restaurante da Liberdade (SP) premiado com uma estrela Michelin. 

    Aos 23 anos, Goya abriu um restaurante japonês na Itália. Um ano depois, voltou ao Brasil para auxiliar no desenvolvimento de algumas casas em Curitiba e retornou ao Kinoshita, desta vez na unidade da Vila Nova Conceição, também na capital paulista. 

    Algum tempo depois, trabalhou com o saudoso chef Masanobu Haraguchi e abriu seu próprio negócio, o Sanpo Izakaya, e ainda passou um tempo no México antes de retornar para terras brasileiras.

    Hoje, o chef Uilian Goya lidera o Goya Zushi, que foi inaugurado em 2022. A casa é conhecida pela elegância, qualidade e inovação – há um menu novo todos os dias para apenas 20 pessoas de cada vez, o que assegura mais originalidade e exclusividade.

    Shiso

    Localizado dentro do Grand Hyatt Rio de Janeiro, o Shiso contempla a clássica culinária japonesa, mas também apresenta receitas com toques criativos e contemporâneos.

    O menu é variado: omakase, teppanyaki, sushis, sashimis, karê, sobremesas e drinks originais e harmonização com os melhores saquês.

    O Shiso é um dos restaurantes asiáticos mais prestigiados do Rio de Janeiro, sendo campeão dos prêmios Cinco Garfinhos e Melhor Japonês, ambos pela Rio Gastronomia, eleito um dos melhores japoneses da cidade pela Veja Rio Comer & Beber 2020 e reconhecido no Guia Michelin.

    Goya Zushi 

    Localizado na prestigiada região dos Jardins, em São Paulo, o Goya Zushi é um verdadeiro paraíso gastronômico. Este restaurante oferece uma experiência única através do seu excepcional omakase, um menu-degustação japonês que é cuidadosamente elaborado de acordo com as melhores matérias-primas disponíveis no dia.

      • QUERO RECEBER OFERTAS ESPECIAIS NO MEU E-MAIL SOBRE: